Na manhã de hoje, reuniram-se os Membros da Banca Avaliadora das Redações do programa Jovem Senador, para análise dos textos recebidos das Unidades Escolares do Polo da Diretoria Regional de Educação de Juína.
O tema da redação desta edição é: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”
O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, e a avaliação da redação ocorre na própria instituição de ensino do participante.
Na etapa inicial, cada escola escolhe a melhor redação, que é encaminhada para a Secretaria de Educação estadual. A secretaria então seleciona os três melhores textos, sem estabelecer uma ordem de classificação. O Senado escolhe a melhor redação de cada estado, e o autor ou autora do texto selecionado se torna um jovem senador ou senadora, representando sua região na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.
O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação, no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.
Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília. É vedada a participação de jovens senadores que já tenham atuado no projeto. O Senado arca com todos os gastos necessários para a execução do programa, despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para os estudantes e professores.
Fonte: Agência Senado